sábado, 4 de setembro de 2010

Sistema automático para fornecimento de água

Após alguma reflexão decidi colocar nos meus viveiros um sistema de fornecimento de água automático.
Este sistema permite que as aves tenham sempre água fresca e assim evito que as aves fiquem sem água por esquecimento.

Este sistema é bastante simples. Utilizo-o nos viveiros do interior e do exterior.

Material necessário:


- 1 electroválvula
- 1 temporizador (caso a electroválvula não o tenha incorporado)
- Tubo flexível pneumático ou hidráulico (O diâmetro do tubo depende da saída e entrada da electrovalvula, e da pressão de água pretendida à saída. Em cada bebedouro tenho tubo de 4 mm (instalações do interior) e de 6 mm (instalações do exterior).
- Ligações em "T"

Interior

A electroválvula das instalações do interior possui um temporizador integrado. Este temporizador permite regular o tempo de enchimento entre 0,5 e 10 (s). Além disso, permite definir a frequência pretendida. Esta frequência pode variar entre 30 (s) e 45 min. Este facto faria com que de 45 em 45 minutos a electroválvula fosse activada e os bebedouros enchessem.
No entanto como apenas pretendo encher estes 2 vezes por dia, liguei a electroválvula a um temporizador analógico e assim a junção dos dois permite obter os resultados pretendidos.


Exterior


A electroválvula das instalações do exterior não possui temporizador, este facto fez-me comprar um temporizador digital, o qual permite activar a electroválvula por um tempo mínimo de 1 minuto. Este tempo é exagerado, uma vez que os bebedouros enchem em aproximadamente 20 (s). No exterior, o facto dos bebedouros esbordarem não tem qualquer problema. No entanto, para reduzir o desperdício de água coloquei um parafuso à saída de cada bebedouro (uma vez que não tinha reguladores de caudal suficientes) para regular o caudal.


Qualquer dúvida podem deixar comentários. Logo que possível esclarecerei todas elas.


Imagens da Instalação


Temporizadores analógicos - Controlam a água e a luz

Electroválvula com temporizador incorporado
Ligações e respectivos tubos

1 comentário:

  1. Boas, estou interessado em meter este sistem de agua! Mas tenho ouvido falar mal acerca dele! Como é em respeito á agua que fica dentro dos tubos? essa agua não fica quente? essa agua não fica morta? Passado um tempo essa agua não ganha verdete dentro dos tubos?

    ResponderEliminar